segunda-feira, 16 de julho de 2012

SOPA DE BETERRABA – “BORSCHT” OU “BORCHE




Nos dias de inverno a sopa tem todo o seu charme, os jantares ficam mais aconchegantes, pode ter certeza uma sopa bem quentinha aquece o corpo e a alma. No caminho de casa nesta segunda feira, 16 de julho, me veio no pensamento fazer uma sopa que meu amigo Sinésio passou a receita há uns anos atrás, porém como a receita não foi anotada a sopa de hoje foi no improviso e ficou muito boa, pena que numa segunda feira, precisamos evitar o álcool, senão era um bom motivo para um vinho ou mesmo uma cachaça.

Esta sopa também pode ser chamada de “Borscht” ou “Borche” sendo originária da Ucrânia e Rússia. Assim, esta receita vai ter que passar pelo crivo do meu amigo Litrão, legítimo descente das terras geladas da Ucrânia, que hoje mora no calor da  bela Aracaju.

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

2 beterrabas grandes

1 inhame médio ( este foi no improvido estava fazendo aniversário na geladeira)

1 cebola grande

2 colheres de manteiga ou azeite

2 dentes de alho1 colher de café de açúcar

500 gramas de músculo bovino

2 colheres de suco de limão

Sal e pimenta do reino a gosto


 COMO PREPARAR

Numa panela de pressão aqueça uma (1) colher de manteiga com um pouquinho de azeite e frite metade da cebola e o alho, picados

Adicione a carne e deixe dar uma fritada. Em seguida, coloque água e deixe cozinha por uns 20 minutos, ou até carne ficar bem macia e ainda com uma quantidade de caldo, desligue e reserve.

Numa outra panela derreta mais uma colher de manteiga, refogue a outra metade da cebola o inhame e a beterraba por mais ou menos 10 minutos. Acrescente o açúcar, a carne cozida com o seu caldo. Reduza o fogo e deixe cozinhar até que os legumes estejam bem macios.

Em seguida passe todo o cozido para o liquidificador com o caldo de limão, sal e pimenta do reino, pode colocar uma pimenta também.

Na hora de servir misture o creme de leite fazendo alguns desenhos sobre o prato.

Pode ter certeza, é uma delicia de sopa e o prato fica bonito, onde o vermelho da beterraba com o branco do creme de leite.

Para finalizar deixo uma poesia do meu poeta favorito que também se aventura pelos fogões:



Mitologia Brasileira

Cozinhar Deuses em fogão à lenha
Deixa-los esfriar à beira-mar
À sombra de uma nau portuguesa
Soca-los no pilão da história
Na lenta batida de um tambor africano
Salpicar tristeza

A tristeza é essencial para realçar
A alegria teimosa de ser brasileiro
Malicia, tempero, malandragem
E haja cerveja
E haja mulata
E chega de escrever...




sábado, 14 de julho de 2012

Panquecas da Dona Tereza




                       
   Na foto Dona Tereza - Especialista em panquecas

Panquecas é um prato de fácil preparo e que normalmente agrada a gregos, troianos e os amigos que recebe naqueles dias que voce esta afim da prosa do que do fogão. Ou seja é um prato, que pode-se montar e deixar para levar ao forno na hora de servir.
 A minha sogra, Dona Tereza, faz uma muito boa. Esta receita vai dar umas 20 panquecas pode-se reduzi54r
Ingredientes
2 copo de leite
2 ovo
2 copo de farinha de trigo
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO
Bata os ingredientes no liquidificador
Pré aqueça uma frigideira de teflon com uma colherinha de óleo
Coloque a massa na frigideira com o auxílio de uma concha
Deixe os "discos" fritarem até que a borda obtenha uma cor dourada.
Vire os "discos e doure do outro lado;


Agora é só rechear cada um dos discos ao seu gosto (carne, queijo e presunto, frango, frango defumado já experimentei e ficou muito bom, etc). Enrole cada um dos discos formando as panquecas, ajeite numa forma refratária,. Quando todas as panquecas estiverem no refratário, deite o molho de tomate, polvilhe com queijo (paremesão ou muçarela) e leve ao forno pouco antes de servir só para aquecer.

Muito bom e bem rápido de se fazer.












domingo, 1 de julho de 2012

LAGARTO RECHEADO NUM DOMINGO DE INVERNO




Domingo é sempre um dia especial para reunir amigos e amigas para uma boa prosa, boa comilança regada ao que de vier a cada grau etílico novas histórias vem à mesa. Aproveitando o São João, juntamos uma roda de amigos e amigas para testar um prato. A principio o menu escolhido foi: lagarto recheado acompanhado com um rondelle a quatro queijos  e a sobremesa um creme de morango.

Porém, um dos convidados o Grande Amigo Samuel, apodo Carioca desde os tempos que nos conhecemos na Paleocap dos mineiros. Samuel esta cursando gastronomia com isso chegou e deu uma alterou o menu, o molho do rondelli, que era um molho de tomate, se transformou num bechamel e olha a classe do futuro Chef brilhou. Mais o Chef é um tanto tímido, ainda bem que tem a Nilza como  companheira que vai nos alimentando de informação e com isso vamos cutucando e o chef vai se soltando. De fato Nilza e uma grande companheira daquelas que se pode afirmar que “Ao lado de um grande homem necessariamente existe uma grande mulher.


LAGARTO RECHEADO
Ingredientes
1 peça de lagarto com aproximadamente 1 kg
1 colher (cha) de orégano
1 xicara (cha) de vinho tinto seco
½ xícara (chá) de vinagre
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (cha) de tomate seco picado
1 maço de rúcula lavado e picado
1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
3 colheres (sopa) de óleo
3 xícaras (chá) de água
Cheiro verde picado e tomate-cereja para decorar

Preparo:
Com uma faca, corte a carne pela lateral formando uma manta. Tempere com o orégano, o vinho, o vinagre, o alho e o sal. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Abra a carne e recheie com o tomate seco, a rúcula e o queijo. Enrole como rocambole e amarre com barbante culinário como não tinha foi amarrado com fio dental. Em uma panela de pressão em fogo médio aqueça o óleo e frite a carne até que doure. Adicione a água, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos, após iniciada a pressão. Espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Deixe descansar por 5 minutos, decore com cheiro verde e tomate cereja.

RONDELLI
Ingredientes;
3 xícaras (chá) de queijo muçarela ralada
1 xícara (chá) de queijo provolone ralado
5 colheres (sopa) de quejo gorgonzola amassado
1 copo de requeijão
1 pacote de massa para lasanha pré-cozida
Fatias de presunto
Queijo parmesão ralado e manjericão para polvilhar


Molho Bechamel
1 litro de leite fervido aromatizado com uma cebola, folha de louro, cravo e pimenta do reino ficandos na cebola.
2 colheres (sopa)  de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal
Palmito
Derreta a manteiga e coloque a farinha de trigo, depois coloque o leite aromatizado coado e deixe engrossar, complete com os palmitos.

Preparo:
Em uma vasilha misture os queijos. Sobre as fatias de massa coloque uma fatia de presunto os queijos misturados e enrole como rocambole. Corte em fatias de aproximadamente 3 cm e coloque em um refratário. Cubra com o molho bechamel e leve ao forno médio preaquecido para cozinhar a massa, coloque folhas de manjericão para enfeitar. 
OBS: para esta receita foi feito metade molho bechamel e metade molho vermelho.


CREME DE MORANGO
Ingredientes:
6 xícaras (chá) morangos picados
1 ½  xícara (chá) de agua
1 caixa de gelatina em pó sabor morango
1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
Morangos e folhas de hortelã para decorar
Preparo:
Em uma panela coloque os morangos, a água e leve ao fogo médio até que levante fervura. Retire do fogo e bata no liquidificador com a gelatina, o leite condensado e o creme de leite. Em uma taça coloque o creme de morango, leve a geladeira. Na hora de servir decore com com morangos e folhas de hortelã.