quarta-feira, 20 de junho de 2012

QUINTAL DO PRADO - ONDE SE ENCONTRA CERVEJA GELADA, CACHAÇA DE QUALIDADE, BOA COMIDA REGANDO UMA PROSA QUE DEIXA SAUDADES










Foto 1 - Quintal do Prado 

  Belo Horizonte se prima por abrigar butekos e mais butekos que mostram particularidades. Em cada bairro, em cada esquina, aparece um buteko com sua história, seu tempero que cativa uma fregesia fiel. Neste cenário um dos meus preferidos é o “Quintal do Prado” localizado no bairro que lhe empresta o nome cuja característica é ser um ponto de encontro dos apreciadores da arte de prosear com amigos no entorno de uma mesa de bar. Neste ponto, o Prado é imbatível, inúmeros butekos de qualidade se distribuem ao longo de suas ruas. ou seja na Rua Esmeraldas esto "O Bigode" na rua Turqueza "PatoRoco" e por ai segue uma lista de bares aconchegantes de boa comida e verveja sempre gekada.
O Quintal do Prado é uma casa é muito interessante, é o próprio quintal da casa do proprietário, o amigo Rafael, que saiu da cidade de Pitangui para se aportar na capital e montar uma casa maravilhosa.  Lembro-me no dia que cheguei um pouco mais tarde  do que de costume e a casa estava empapuçada, fui falar com o Rafael e disse:
- Rafael qual mesa que vc reservou?
- Ele olhou, coçou a cabeça e perguntou, vc reservou? Com quem?
- Telefonei duas vezes, ta´certo que ninguém atendeu. Mais eu telefonei
- É mais vamos dar um jeito.
- Neste dia ficamos sentados na copa da casa do amigo.
 Mais é sempre bom reservar, pois fica sempre lotado com fregueses habituais fiés frequentadores.




Foto 2 - Vista do salão da Quintal


A decoração é simples, porém aconchegante. Os garçons são extremamente gentis, solícitos, a cerveja é invariavelmente gelada lá se encontra de varias marcas: Brahma, Antártica , Skol algumas destas artesanais  e a minha preferida  Original.
 O tira gosto  feche os olhos e aponto no cardápio, são da melhor qualidade. Sugiro começar com uma paçoca de carne de sol só para forrar, ou então o torresmo, do qual Rafael se gaba em dizer que não tem colesterol, e pode ter certeza não tem colesterol na alimentação do porco é adicionado sinvastatina dia o diferencial. Mas para acompanhar o torresmo peça uma cachaça: a da casa você não vai se arrepender.
 Para uma porção mais reforçada a costelinha crocante com molho de jabuticaba é fantástica, o Feijão do quintal é divino, a maçã de peito assada é maravilhosa, nada de gordura  e o joelho de porco esse para comer de joelho. Todos os tira gostos vem acompanhado com batatas, daquelas miudinhas,  assadas ou mandioca cozida, a gosto da freguesia.


Na foto a seguir meu amigo Rafael:




Para fechar o expediente passe a régua peça conta, e o pé de moleque, para comer por  lá ou levar para casa. Vale a pena experimentar. Antes que alguém grite "Heresia!" que butequeiro não como doce etc, saiba que dificilmente eu peço sobremesa no final de uma noitada de cerveja.  Nesse caso, abro exceção para as duas regras, e com prazer. O pé-de-moleque do Quintal é feito com alguma receita caseira, talvez vem lá de Pitangui, mais é bem diferente dos tradicionais. é puxento, tem uma textura macia, não é enjoativo é bom, muito bom. 


O Quintal do Prado funciona de 4ª a 6ª feira
No horário de seis da tarde até a meia noite.
Esta localizado no Bairro Prado - região Oeste de BH
Rua Turfa, 821
Telefone:3332-0982 ou 8876-0982






Um comentário:

joao tomate disse...

Joao,é muito gratificante saber que o nosso trabalho esta indo no rumo certo
Obrigado ,e estaremos sempre procurando fazer o melhor
Rafael/Soraya.